Notícia

4 dicas para reduzir sua produção de lixo

09/11/2016
A produção de lixo consiste num dos maiores problemas ambientais do mundo. Os resíduos gerados pelas atividades humanas que não têm mais utilidade apresentam-se como um desafio urgente. Diferentemente da natureza em que todos os seus resíduos se renovam numa dança eterna, precisamos reduzir a produção e acúmulo daquilo que o planeta não é capaz de absorver.

Inspirada na Lauren, do blog Trash is for Tossers, a designer brasileira Cristal Muniz decidiu aprender a parar de produzir lixo (ou chegar ao mais próximo do lixo zero). A meta da Cristal é zerar o lixo que precisa ir para os aterros sanitários, aquele que não é reciclável. Assim, Cristal evita, sempre que possível, consumir coisas que tenham materiais não recicláveis,tenta produzir zero lixo reciclável, já que o percentual de lixo reciclado no Brasil é pequeno e transforma seu lixo orgânico em adubo por meio de uma composteira. 

Em seu blog, Cristal compartilha dicas para reduzir a produção de lixo em casa, ensina receitas e dá dicas de moda consciente. Assim, estimula uma vida sem desperdícios, mais simples, com mais significado e feliz. Apresentamos a seguir 4 itens indispensáveis, segundo a Cristal, para se ter na bolsa e reduzir a produção de lixo e contribuir para um meio ambiente mais saudável.

1. Guardanapo de tecido



Você já parou para contabilizar a quantidade de papel que utilizamos ao longo do dia comendo fora e secando as mãos? O guardanapo de tecido vai substituir os descartáveis e já gera um grande impacto.

2. Pote de vidro ou copo retrátil



Segundo o Projeto Menos um Lixo, utilizamos em média 1600 corpos descartáveis por ano. Um copo descartável leva entre 250 e 400 anos para se decompor e é o resíduo sólido urbano menos reciclado no mundo devido ao seu baixo custo para as cooperativas de reciclagem. Um pote de vidro ou copo retrátil serve para bebidas frias e quentes e você pode pedir, por exemplo, para o café ser servido nele no lugar de copos descartáveis.

3. Sacola de tecido



As sacolas plásticas podem durar até 400 anos na natureza e ajudam a deixar mais sujas as cidades, florestas e oceanos, sendo depósito para água das chuvas e berçário para mosquitos, entupindo bueiros e causando a morte de animais. A sacola de tecido é importante para sempre poder recusar sacolas plásticas de mercados ou outros estabelecimentos.

4. Kit de talheres



Com um kit de talheres como os de acampamento na bolsa, pode-se recusar garfos, facas e colheres de plástico que ainda são utilizados massivamente. A adoção desses pequenos hábitos tende a reduzir a produção de lixo, estimular cada vez mais o investimento numa rotina que respeite o meio ambiente e que nos lembre que somos parte de um todo orgânico.
+ Notícias

Sac:

Seg à Qui 8h às 18h / Sex 8h às 17h

(83) 3031-9901